Blogs de Portugal

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Desire......

Desejo: s.m. Ação ou efeito de desejar; de querer; possuir vontade.
Ambição intensa por alguma coisa; pretensão: desejo de perdão; desejo de melhorar.
Objetivo ou propósito: um trabalho decente é o desejo da maioria das pessoas.
Excesso de vontade por bens, posses etc; cobiça: o desejo de poder.
Impulso pelo prazer saciado através de relações sexuais: desejo sexual.
Informal. Ansiedade provocada durante a gravidez; vontade de comer certos alimentos durante a gravidez: ela está com desejo de comer manga.
(Etm. do latim: desedium).

Esta palavra tem inúmeras definições, somente nós podemos escolher aquela que achamos que se "identifica" melhor com o que estamos a desejar. Porém, sou da opinião que o pior de todos é o desejo que se pode nutrir por alguém. Não que seja uma coisa terrivel ou má, mas também não é boa, isto é, tem e pode ter um lado muito negativo e psicológicamente perturbador para quem não saiba lidar com ele. Não é fácil controlar o desejo, parece que o nosso corpo se tendencia naturalmente para ele e muitas vezes citamos frases como "não tinha intenção" ou "não tive culpa, cedi porque não consegui controlar, mas não queria, juro que não queria". Já ouvi essas palavras inumeras vezes da boca de pessoas que passaram por isso mesmo, situações onde o desejo tomou posse delas, corpo e mente. Arrepia-me pensar que não somos seres controlados e que não conseguimos distinguir aquilo que queremos daquilo que pode ser uma simples fantasia. Temos de saber estimar, proteger e amar o que conquistamos e temos do nosso lado, isso sim deve ser o nosso objecto de desejo, e tentar não olhar para o exterior e pensar que o melhor ainda pode provir, aquele tal frio na barriga, aquele tal nervoso, aquele tal desejo..... oh não.... isso é uma fantasia que termina assim que se tornar "rotina". Cuidado com o desejo, cuidado com o que desejamos...... pois quem tudo quer....tudo perde...e quem muito deseja....nada ambiciona!!!! 




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá anónimo, agradeço desde já ter deixado a sua opinião. Eu não estou a digitar um texto por achar que o desejo é a coisa mais horrivel que existe, não, estou simplesmente a tentar focar-me numa possivel tentação que possa surgir e da qual devemos ter cuidado. também não concordo que me diga que o enoja, ou que aquilo que escrevi são parvoices. Eu posso transmitir uma opinião sobre determinado assunto e não estou a querer ferir ninguém. O desejo é optimo, adoro senti-lo, todos devemos sentir, mas tambem devemos ter cuidado. Além disso estava a dar uma opinião sobre o episodio de uma série que vi, onde isto aconteceu inumeras vezes, e achei engraçado. Fique bem.

    ResponderExcluir
  3. Não tive culpa, cedi porque não consegui controlar, mas não queria, juro que não queria, mas considero ter que sugerir... Veja menos séries e deseje mais! E sim, deseje aquilo que é seu e não o que é dos outros!

    ResponderExcluir
  4. Já percebi que não gosta do meu blog, se for a mesma pessoa a comentar outros textos que escrevi, deduzo que odeia. Então o melhor é deixar de aqui passar. Porque a minha intenção é escrever para mim, seja bem ou mal. Não sou escritora, não quero ser, nem tento. Gosto de escrever aquilo que me passa na cabeça, só isso. Acho mau da sua parte vir ridicularizar isso. Não fiz mal a ninguém, não ofendo e muito menos critico. Por isso peço de si o mesmo. Se não gosta deste espaço que é meu, não venha ler. Também deve ter mais do que fazer do que me vir criticar!!! Boa tarde para si.

    ResponderExcluir