Blogs de Portugal

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Terapia do sono*

Quando pensamos que com duas filhas já saberíamos muita coisa, ficamos enganados. Perto dos 4 meses a kika começou com algumas dificuldades para adormecer, ela era birras, choros intermináveis, dificuldade em pegar no sono, toda uma emoção para nós, principalmente para mim que estava com ela 24 horas por dia.
 
Comecei a entrar em desespero, as lágrimas caiam e sem querer apetecia-me gritar, gritar para ela, a minha filha, que gerei, que quis ter, e ela ali sem culpa nenhuma porque não pediu para vir. A (nossa) minha responsabilidade era ter paciência, aguentar porque ainda teríamos muitos meses pela frente de noites e dias caóticos.
 
Mas não quis esperar, estava a ficar completamente passada, andava sempre em modo agressiva com toda a gente e a intolerância com a minha filha mais velha fez-me ver que já estava fora de mim e precisava de ajuda.
 
Decidimos ir a uma terapeuta do sono. Agarramos na miúda e lá fomos, sem expetativas, sem achar que naquela noite a kika iria dormir 12 horas de sono e adormecer tranquilamente. Já sabíamos o que iriamos ouvir, nada que não tivesse já lido nos livros, mas vamos fazendo porque o nosso corpo precisa de descanso e as vezes ceder permite-nos esse descanso.
 
O que soubemos que estávamos a fazer mal:
 
- Deitar muito cedo (perto das 19h);
- Adormecer ao escuro e com leite;
- Nas sestas adormecer com leite;
- Ir ao menor choro e continuar a achar que poderá ser fome;
 
Basicamente tudo passa pelo leite.... pensávamos nós.
 
A terapeuta foi uma querida, deu-nos imensos conselhos, orientou-nos e deu-nos umas dicas para começar a por em pratica. Assim foi, e posso dizer que fui tendo pequenas conquistas mas que rapidamente desapareceram graça a vinda do nariz entupido. Esse traquina dá conta das noites e a volta a tudo. Mas dentro do que nos foi dito, tentamos organizar.
 
Devo confessar, não nos valeu de muito a consulta porque a kika de um dia para o outro voltou ao seu "eu" e começou a voltar ao que estávamos habituados desde que nasceu. A pequena dá sinais de sono (muito poucos durante o dia), vai para a cama e dorme. Acorda e come, brinca, interage, volta a dar sinais de sono e cama com ela (aqui a ajuda da Dra foi suprema, assim que a víamos a esfregar os olhos ia logo para a cama, mais tempo e começa na luta com o sono o que torna tudo mais complicado).
 
Quando a hora de dormir, a minha filha é criatura de hábitos e não vale a pena, a miúda a partir das 19 já está a chamar por cama e precisa do seu banho, do seu leite, beijinhos e cama. as vezes fica a palrar e acaba por adormecer sozinha. Durante a noite pode acordar 1 ou 2 vezes, ás vezes quer leite (se ate eu acordo a meio da noite e as vezes tenho fome, porque ela não haveria de ter?) outras (raras) conseguimos que seja só chucha.
 
Eu sei que ela já conseguia dormir a noite toda sem leite, mas as minhas filhas gostam de leite a noite, já percebi e nisso são iguais. A nena bebia mais vezes, e acredito que a kika só precisa do leite porque acorda com o nariz entupido. Aproveito para trocar a fralda, colocar soro, e para o pequeno consolo um pouco de leite, adormece na hora. Podia ser menina de se deitar as 22h e acordar as 9h da manha, mas não, é menina de adormecer as 19h30 e acorda as 7h, não posso pedir mais.
 
Com isto quero dizer que façam o que fizerem, e acredito que muitas vezes estas ajudas nos ajudam, os vossos bebes com o tempo e com a idade vão dormir, vão criar as suas rotinas e vão ser seres independentes e tranquilos (se forem rabinos também não faz mal).
 
Deixo aqui algumas sugestões que nos foram dadas:
 
- Deitar sempre ao mesmo horário, beber o leite ainda com alguma luz;
- Tentar estabelecer uma rotina noturna por forma a não deixar o bebe extremamente cansado;
- Tentar deita-lo ainda acordado para que consiga adormecer sozinho;
- O leite deve ser dado depois de acordar e nunca antes (excepto á noite);
- Banho curto, quarto relaxado e com poucos estímulos (isto é uma opinião minha, usamos um óleo do corpo para a kika e depois do banho fazemos uma massagem, ela adora e quase que adormece);
- Não estimular com muitas brincadeiras e tv antes do banho.
 
Espero que ajude, mas lembrem-se, o melhor remedio é o instinto de mãe e pai, usem-no e sejam felizes*

Nenhum comentário:

Postar um comentário